quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Rugby e o Brasil


O Rugby, futuro esporte olímpico (que será lançado pela primeira vez nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro) nasceu na Inglaterra em 1823.


Segundo uma lenda, seu surgimento ocorreu por um acaso, onde um jovem, ao praticar futebol na Inglaterra, pegou a bola com as mãos e avançou até a linha do gol, inspirando o esporte.


A partir do Rugby, surgiu um esporte conhecido em todo mundo: o Futebol Americano.


O Rugby vem conquistando adeptos por todo mundo.

No Brasil, o crescimento vem ocorrendo, porém muito aquém de nossa visita Argentina, uma potência mundial.


Tive a oportunidade de assistir ao campeonato sulamericano de Rugby que ocorreu no Rio, mais exatamente num quartel da Marinha em 1999.

O jogo era Brasil x argentina. E acreditem: não vale a pena informar o placar final.


Num esporte que não exige um investimento tão pesado como o Futebol Americano (dispensa armaduras de proteção, que custam um bom dinheiro), ainda não vemos um movimento tão intenso em território nacional.


Aí fica a pergunta: a questão que dificulta um maior entrosamento entre o Rugby e o Brasil seria a falta de incentivo do ministério dos esportes? Pouca divulgação no Brasil? Diferenças culturais?


Opinem.


Agradecimentos especiais aos parceiros BRILHO PERFUMARIA e
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES



Wagney Castricini Raminelli

Diretor - Entre Vistas

2 comentários:

  1. Grande Ney!
    Na minha humilde opinião, creio que antes de mais nada, a nossa cultura não favorece, e isso fica evidente na história, até por conta de que, segundo relatos, o rugby veio para o Brasil juntamente com o futebol, trazido pelo conhecido Charles Müller, e que inclusive a primeira partida realizada no Brasil foi de Rugby e não de futebol, a partida aconteceu no Palestra Itália (atual Palmeiras) com membros da colônia Italiana. Desde então, parece que os brasileiros se mostraram mais encantados com a bola redonda...
    Porém, acho que com a aparição do rugby como modalidade olímpica e principalmente tendo sua primeira participação nas Olimpíadas a serem realizadas no Brasil, o esporte deverá cair no gosto do brasileiro, até porque começarão a aparecer empresas interessadas em patrocinar o esporte, além de ser um esporte extremamente eclético, ou seja, ao contrário do que muitos pensam, é um esporte que tem lugar para pessoas de todas as estaturas!
    E para os que já são praticantes de rugby a hora é agora!!! Treinem forte pois entrar em campo com a "amarelinha" para defender nosso país numa Olimpíada é uma realidade para muitos!!!
    E quantos aos que ainda não conhecem... não custa nada tentar!!!
    Vamos que vamos... Saudações Rugbísticas à todos!!!
    Grande abraço,
    Guilherme Braune.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,

    Suas observações são bem pertinentes, e a informação que você trouxe a respeito da chegada do Rugby no Brasil foi bem esclarecedora.
    Mas vale ressaltar um detalhe: para se praticar futebol, bastam alguns objetos para marcar a balisa e algo redondo pra chutar.
    Claro que exagerei demais ao simplificar a prática do futebol, mas fiz isso de propósito justamente para entendermos o porque que o futebol se difundiu tão facilmente no Brasil. Pouco depende de recursos para se praticar. Já o Rugby, para se praticar uma partidinha, é necessário criar uma adaptação para formar o "H" (que é semelhante ao "Y" do futebol americano, que fica no fundo do campo) e de uma bola especial.

    Bom, vamos continuar nosso debate que tá ficando bom.

    Agradecimentos especiais a BRILHO PERFUMARIA e
    UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

    ResponderExcluir